Serviço de Descupinização
O tratamento de descupinização envolve a somatória de diversas técnicas ou seja é um serviço complexo.
Primeiramente precisamos determinar qual é a espécie do cupim dentre todas as espécies existentes, dividimos elas em quatro tipos, conforme o local onde instalam sua colônia.
Cupim de Madeira Seca
Mora na madeira seca, normalmente um móvel ou porta. Madeiramentos mais claros como pinus são sua preferência, atacará as madeiras, deixando fezes que após tem passado por um processo de desidratação ainda no corpo do inseto, dessa forma tomara o formato de bolinhas.
Cupim de Madeira Verde
Fará sua colônia em áreas verdes como num jardim e enquanto isso, se alimentara de raízes de plantas. Como resultado o gramado ficará com aspecto de veias marrons por onde a grama não crescerá mais.
Cupim de Solo Montículo
É aquele que comumente vemos infestando as pastagens quando andamos nas estradas.
Alimenta-se de culturas como: abacaxi, algodão, arroz, eucalipto, milho, entre outras, além da própria pastagem do gado. Sobretudo, podem gerar grandes prejuizos
Cupim de Solo Subterrâneo
Esse é sim o mais temido, possivelmente por estar escondido e fazer moradia no subterrâneo, ou o que ele entenda como subterrâneo, por exemplo: qualquer vão entre lajes, caixote perdido, rebaixo de gesso, espaços entre blocos, até mesmo dentro de um bloco de cimento.
Esses cupins se deslocam sempre por dentro da parede aproveitando trincas, juntas de dilatação, eletro-dutos, conduítes, tubulações de água / esgoto / gás ou espaços por de traz de azulejos sempre em busca de madeiramento para colônia.
É imprecindivel a inspeção em todo o perímetro do ambiente infestado para que sejam detectadas as áreas que são vias de acesso dos cupins.
Portanto este trabalho é realizado por profissionais altamente capacitado e acostumado para poder visualizar e entender o dimensionamento da infestação.
Por exemplo um serviço de descupinização completo, envolve Barreira Química / Infiltração em Trincas e Juntas de Dilatação / Polvilhamento de Eletro-dutos e Conduítes / Pulverização com Encharcamento de Madeiramentos atacados.
A utilização do cupini-cida correto é muito importante em outras palavras é o que fará a diferença entre a solução ou um paliativo, o produto deve ter baixíssima toxicidade para que os cupins não o percebam e o espalhem pela colônia, também deve ter uma longa vida útil, ao menos dois anos (utilizamos apenas Basf e Bayer).
Utilização do método de barreira química para proteção da estrutura pré-construção é bem relevante, sobretudo, se existir contaminações no solo.
Já a barreira química pós-construção demanda furação de 8/10mm a cada 30/40cm.
E o tratamento de todo o madeiramento fixo, bem como cabeamentos de rede elétrica, são procedimentos realizados através de aplicação de inseticidas líquidos ou em pó.
Técnicas
Descupinização de Móveis
O procedimento utiliza substancias ativas, diluídas em solvente para que os móveis não sofram danos. A diluição com agua pode causar danos irreversíveis ao imóvel.
Barreira Química
O tratamento químico do solo visa, bloquear e proteger a estrutura de alvenaria da entrada e movimentação de cupins subterrâneos.
Descupinização de Prédios
Os cupins podem atacar um prédio inteiro, subindo através de juntas e trincas de dilatação, eletro-dutos, conduites, tubulações ou prumada de água.
Remoção de Colônias
Remoção mecânica das colônias de cupins subterrâneos da estrutura de alvenaris.
Infiltração em Trincas e Juntas
Objetivo de aproveitar os caminhos achados pelos cupins para contaminar sua colônia.
Tratamento de Raízes
O Tratamento de raízes para eliminação do cupim com produto adequado não afeta a árvore.
Pulverização de Madeiras
Pulverização com Encharcamento de madeiramento com calda cupinicida preparada com isoparafina e ativos.
Descupinização em Telhado
Procedimento que quando necessário deve ser realizado no telhado como um todo, independente de repartições.
Expurgo em Documentos
Procedimento químico (Gás) que elimina todo e qualquer inseto encontrados em livros e documentos principalmente.
Polvilhamento de Cabeamento
Polvilhamento é realizada com cupinicida em pó. O produto bloqueia qualquer movimentação de insetos pelo local. Além disso, tem efeito prolongado.
Descupinização no Subsolo
Visam primeiramente remover colônias aparentes ou não, eliminar os cupins na base da estrutura do prédio, com ativos químicos permanecem por anos, mantendo a proteção.
Tratamento de Gramado
Procedimento de barreira cruzada, contando com infiltrações químicas em toda a área gramada. A barreira cruzada também é utilizada em altissima infestação